terça-feira, 26 de abril de 2011

Para que Orar?



 Entenda que Orar é um caminho que leva o cristão a Deus e transforma seu caráter...
Muitos crentes atualmente vivem suas vidas sem importar com a oração. Alguns ao serem abordados sobre como estar indo sua vida de oração, respondem: ”para que orar”? Ou “já que Deus está no controle de tudo e sabe de todas as coisas, então para que orar”?
Antes de tudo, oração é um dever. Está escrito em Lucas 18:1 “Jesus ensinou a parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer”.
Jesus no ensinou que a oração é um dever que nunca devemos deixar de cumprir. Ainda que alguns vivam a vida de oração como um dever, não importa, talvez comece realmente como um dever, até pesado, mas, com certeza, à medida que for sendo praticado, passará, de repente, a trazer o prazer de uma vida de oração.
 A oração começa como um dever, mas certamente se tornará um prazer.
Precisamos entender que, como cristãos nascidos de novo, regenerados pelo poder do Espírito Santo, precisamos crescer espiritualmente a cada dia.
A nossa vida de oração não consiste somente em momentos de petições. Não devemos nos colocar diante de Deus somente como pedinte. A vida de oração é muito mais do que estar diante do nosso Senhor para pedir, pedir e pedir.
Existe uma realidade na oração que muitos de nós ainda precisamos conhecer qual é: A oração traz comunhão e intimidade com Deus.
Jesus falando aos seus discípulos sobre a oração em Mateus capítulo 6, nos deixou o seguinte exemplo: “E, quando orares, não sejam como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu quando orares entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu pai que estar em secreto; e teu pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. (versão Almeida corrigida e revisada fiel)
Notem, existe o momento da oração em que entramos para um lugar a sós, em secreto, onde nosso pai, que nos vê em secreto, nos recompensará publicamente.
Que benção! Estamos a sós com o nosso criador, em um momento de comunhão e intimidade, escondido dos olhos dos homens, mas nus e patentes diante dos olhos do nosso Senhor. Um momento somente entre nós e Deus, onde podemos nos derramar e nos despir de todas as máscaras e maquiagem do dia a dia, que muitas vezes usamos para nos apresentar diante dos homens. E é nesse momento de comunhão e intimidade, que ele nos recompensa.
Que recompensa é essa que Jesus disse? É a recompensa da transformação do caráter. À medida que passamos a ter comunhão e intimidade com Deus, e à medida que somos transformados à imagem de seu filho Jesus. Exatamente como dizem as escrituras em 2 coríntios 3.18: “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, como rotos descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”.
Quando estamos, através da oração, em comunhão e intimidade com Deus, recebemos uma recompensa que será expressa publicamente, como disse Jesus. Ser recompensado publicamente significa que as pessoas verão, no dia-a-dia, os resultados da transformação do nosso caráter, ou seja, é muito mais do que resultados dos nossos pedidos por coisas materiais, é um resultado da transformação do ser.
Muitas vezes as pessoas estão querendo ver em nós, não somente aquilo que temos como: casas, carros, iates, fazendas etc. Mas as pessoas estão sedentas de ver o nosso caráter mudado. Elas desejam ver um caráter verdadeiramente cristão, que traz consigo a vida do nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus recompensará publicamente, diante dos olhos dos homens, o tempo de comunhão e intimidade que estamos “gastando” com ele, secretamente.
Então, para que Orar? Devemos orar para sermos transformados pelo poder de Deus e pela ação do Espírito Santo em nosso caráter, muitas vezes deformado e doente. Para que as pessoas vejam não somente o que temos, mas o que somos. Seja então uma benção em nome de Jesus!

2 comentários:

  1. muito bom esse tema mais quando escreve coloca um um pouco maior a lentra para lemos melho

    ResponderExcluir
  2. Obrigada caro anônimo, já estou tomando as devidas precauções, fico feliz por comentar aqui, Deus te abençoe...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...