segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Quando a Ação é Grande, a Oração é Curta. E a Resposta é Imediata!

 


E Elias falou com eles. "Por quanto tempo vocês vão ficar entre duas opiniões, sem se decidirem por uma delas?" perguntou ao povo. "Se o Senhor é Deus, sigam a Ele! Porém se Baal é Deus, então sigam Baal"(1Reis 18:21)...

A palavra de Deus nos relata que o povo de Israel estava totalmente na idolatria, servindo ao deus Baal, pois acreditavam que Baal era o deus da colheita e da prosperidade. Baal significa senhor.
O profeta Elias representava Deus de Israel, pois seu próprio nome quer dizer representante de Deus. Elias era então responsável pela situação a qual o povo de Israel estava passando, uma grande seca e muita miséria por que o profeta Elias havia ordenado que não fosse chover durante três anos e meio e foi feito conforme a sua palavra. E aquele povo estava sofrendo muito porque o próprio Deus de Israel estava permitindo, pois Deus esperava que o povo deixasse a idolatria.
O povo de Israel estava preferindo servir a Baal, pois acreditavam que dessa forma iriam prosperar. Mas por incrível que pareça, continuava sem chover e o deus Baal não tinha feito nada!
Tudo o que o povo tinha recebido até aqueles dias vinha do Deus de Elias e eles acreditavam que vinha da parte de Baal.
Então Deus teve uma grande idéia, Ele vai olhar através de Elias, e faz com que Elias lance um desafio ao povo de Israel dizendo o seguinte: "Por quanto tempo vocês vão ficar entre duas opiniões, sem se decidirem por uma delas?" perguntou ao povo. "Se o Senhor é Deus, sigam a Ele! Porém se Baal é Deus, então sigam Baal.
O povo não sabia como resolver as questões, pois quem não tem Deus anda sempre confuso!
Quando o povo ouviu esse desafio eles começaram a crer que aquela era a hora de eles provarem que Baal era mesmo o verdadeiro Deus, pois eles acreditava que Elias eram um bruxo, um feiticeiro.
Deus viu que o povo estava desviado.Precisava de um grande milagre!
Para um milagre acontecer tem que ter a participação do profeta, do povo e de Deus! Para que houvesse respostas eles teríam que agir juntos. Veja dois pontos principais para que o milagre acontecesse! Podemos notar que antes de Elias orar ele vai primeiro restaurar o altar (lugar da adoração).
1º. Sem restauração Deus não pode operar.Elias organiza as pedras, corta a lenha e ele mesmo vai preparar o novilho para o sacrifício. Até o momento ele está fazendo tudo sozinho para despertar fé no povo, pois eles precisavam ver que Elias estava cheio de fé.
 2º. Participação do povo, Elias ordenou o povo que enchesse os quatro cantaros de águas por três vezes, sendo que não chovia há mais de três anos.Eles vão pegar da sua reserva pessoal e derramar sobre o holocausto.
Tdos os milagres que Jesus operou teve a participação do povo. Ex:Lucas 13:10, João 9:7
Só há milagre quando há preparação!
PREPARAÇÃO = PREPARAR, AÇÃO. Houve uma grande preparação.
Opovo de Baal também fez seu sacrificio, a BÍblia nos relata que eles oraram mais de seis horas, chegaram até a se cortarem e aspegir sangue no holocausto como era de costume, mas não houve resposta.
Depois de toda a preparação de Elias ele faz somente 20 segundos de oração e o fogo desce do céu, aleluía! Sua oração foi apenas assim: "Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles". E o Deus de Elias respondeu por fogo.
Elias tinha dito que dos profetas do Senhor ele era o único que tinha restado, podemos então entender que uma grande ação de uma única pessoa pode mudar a vida de milhares,  um único adorador restaurou o altar, preparou tudo e o povo somente apresentou o que tinha de mais valioso que era a água naquela época e o fogo desceu.
Elias fez o que nimguém fez, depois de toda preparação ele foi orar, pois QUANDO A AÇÃO É GRANDE, A ORAÇÃO É CURTA. E A RESPOSTA É IMEDIATA! Na fé Letícia Ferreira. ESSA MENSAGEM ESTARÁ SENDO MINISTRADA NO DIA: 28/09/11 NA IGREJA PENTECOSTAL PRIMITIVA POVO DE ISRAEL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...