quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Reflexão: O Diabo Anda Por Aí...


... Procurando uma Brecha para te Derrubar
Jó 1.7 nos leva a 1 Pedro 5.8 e 1 Pedro 5.8 nos leva a Jó 1.7. Na primeira passagem, Deus pergunta ao Diabo: “De onde você vem vindo?” E o anjo caído responde: “Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali”. Na segunda, Pedro exorta: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”.
Enquanto a NTLH diz que o Diabo “anda por aí”, outras versões preferem dizer que o anjo caído “ronda em volta” (NBV) ou “gira continuamente” (J.B PHILLIPS). Em outras palavras, o Diabo está solto, o Diabo é inimigo (o mesmo que aparece na parábola do joio), o Diabo não para, o Diabo quer fazer vítimas.
A denúncia de Simão Pedro é ex cathedra, isto é, ele fala com autoridade, pois foi uma das pessoas que o Diabo procurou e conseguiu abocanhar, na casa do sumo sacerdote Caifás, na sexta-feira da paixão, pela manhã (Mt 26.69-75).

AS ANDANÇAS DO “DIABO “POR AÍ” OU’ POR AQUI E POR ALI”, PODEM SER VISTAS NAS PALAVRAS DE JESUS.

As voltas do Diabo pela terra têm o propósito de descobrir brechas e fendas no caráter dos cristãos pelas quais possa entrar. O Diabo é um catador de rachaduras nas paredes e de goteiras nos telhados. A figura da brecha é usada pelos profetas: “Vocês rejeitaram a minha mensagem e põem a sua confiança e a sua fé na violência e na mentira [e] esse pecado será como uma brecha que vai se abrindo num muro alto: de repente, o muro desmorona” (Is 30. 13).
O amor ao dinheiro foi a grande brecha no caráter de Judas. O evangelho segundo João registra: “Assim que Judas recebeu o pão [ a senha pela qual o traidor seria revelado], Satanás entrou nele” (Jo 13.27). Não houve mais jeito. Hora depois, Judas “foi e se enforcou” (Mt 27.5).
É preciso tomar cuidado com as rachaduras da vida.Talvez a mais comum e a mais perigosa de todas seja a busca de nome, de poder, de posições cada vez mais altas e de glória. Essa sede é inata. O seu “quase ápice” é quando alguém se passa por Deus. E o ápice é quando alguém se julga mais do que Deus.
As andanças do Diabo “Por ai” ou “por aqui e por ali” podem ser vistas nas palavras de Jesus. O Senhor se refere a um espírito imundo que sai de um homem, vai para um lugar deserto em busca de repouso e, algum tempo depois, volta ao lugar anterior ( Mt 12.43-45).
Já que a realidade, por enquanto é esta, Pedro ordena: “TENHAM AUTOCONTROLE E FIQUEM ALERTAS” ( na tradução de Simon Kistemaker). É necessário enfrentar o Diabo. Tiago aconselha a mesma providência e garante: “Enfrentem o Diabo e ele fugirá de vocês” (Tg 4.7).
É essa vitória específica que nós cantamos no “Castelo Forte”, de Lutero: Se nos quiserem devorar demônios não contados, não nos iriam derrotar. Nem ver-nos assustados. O príncipe do mal, com o seu plano infernal, já condenado está! Vencido cairá por uma só palavra! (fonte: Atos Hoje).Na fé Letícia Ferreira.

2 comentários:

  1. Boa tarde Leticia, hoje estava extremamente necessitando de um texto assim, acordei ou melhor, fui dormir ontem cheia de questionamentos e buscando entender o porque de estar passando por determinadas situações, eis que encontro seu texto, muito obrigada por compartilhar esse texto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivi, que bom que você foi abençoada com esta mensagem, é só tomar posse do que estar escrito na Bíblia em Tiago 4.7" resistir ao diabo e ele fugirá de vós", assim vc será sempre vencedora em Cristo Jesus! volte sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...