quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Expulsar demônios é um dom ou é só usar o nome de Jesus???


“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.”Mt 10:1

Primeira observação que quero fazer é que Jesus deu aos discípulos o poder sobre os demônios junto com o poder para curar toda enfermidade e todo o mal, observe que esse poder foi dado por Jesus apenas aos doze discípulos, sabemos que Jesus tinha muitos discípulos porem nesse texto Ele deu poder aos doze somente, entendemos que qualquer outro discípulo que não fosse um dos doze que quisesse fazer uso do poder não poderia porque não o recebeu de Jesus, vemos nesse texto que a utilização do poder ficou limitado aos que receberam diretamente de Jesus a autorização para usá-lo.
No texto de Marcos 3:15 e Lucas 9:1 também vemos que o poder de expulsar demônios foi dado junto com o de curar enfermidades por Jesus apenas aos doze.
Outro texto que trata do assunto está em Lucas 10 do versículo 17 até o 19, vejamos;

“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.” Lc 10:17;19


Nesse texto vemos que no versículo 19 Jesus disse que deu o poder necessário para pisar serpentes e escorpiões fazendo alusão aos demônios, e da a garantia de que não receberão contra ataque algum, vemos aqui novamente que o poder foi novamente dado por Jesus agora nessa passagem a setenta discípulos.
Porem nessa passagem os discípulos dizem que pelo nome de Jesus é que os demônios saem, quero agora entender se é só utilizar o nome de Jesus, ou precisa algo além do nome.

Vejamos uma promessa de Jesus;

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Mc 16:15;18


Vemos no texto que Jesus promete que os sinais seguirão aos que crerem e em nome dEle expulsarão os demônios, vemos aqui novamente alusão ao nome de Jesus onde Ele diz que em nome dEle serão feitos os sinais. A duvida é a seguinte, só pelo nome ou precisamos de algo mais para que o nome tenha poder? Porem ainda estamos apenas examinando as escrituras, continuaremos então a fazer isso.

Outro texto que quero analisar é o de atos 16 onde Paulo ordena que um espírito adivinho saia de uma jovem, vejamos o texto;

“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” At 16: 16;18


Veja que nesse texto não vemos a menina pedindo a Paulo que orasse por ela para que fosse liberta, nem vemos ninguém pedindo isso, vemos que Paulo perturbado pelo incomodo do espírito que clamava em alta voz que eles eram servos do Deus altíssimo ordenou ao espírito imundo que saísse e ele saiu na mesma hora, primeira lição que tiramos daqui é que não é necessário que a pessoa queira a libertação do espírito imundo basta que o homem de Deus ordene e o espírito sairá, então vemos quanto o nome de Jesus é poderoso.

Então podemos concluir que é só usar o nome de Jesus e os espíritos imundos sairão das pessoas? Ainda é cedo para concluirmos isso, vamos ver mais um texto bíblico.


“E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?
E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.” At 19:13;16


Se achávamos que era só usar o nome de Jesus como uma espécie de senha para o controle dos demônios enganamo-nos, vemos no texto que o nome foi utilizado porem não ocorreu o efeito esperado, o demônio não saiu, então podemos por uma conclusão previa verificar que não é só usar o nome de Jesus, se fosse só isso os exorcistas judeus teriam tido sucesso, mais não foi o caso.

Será então que realmente trata-se de um dom expulsar demônios? Se for dom que dom é esse e onde está descrito na bíblia esse dom?
Vejamos mais um texto bíblico;

“Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;

E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.
Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
E Jesus lhes disse:
Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” Mt17:15;21


Vemos claramente que o que impediu os discípulos de expulsar o demônio foi a pouca fé, com relação a Jesus ter dito que aquela casta não se expulsa senão pela oração e pelo jejum explicarei mais adiante, mais aqui vamos nos aprofundar na questão da pouca fé, Jesus disse claramente que foi pela pouca fé, e falando de fé lembro-me da passagem de ICorintios 12 onde Paulo fala dos dons espirituais vejamos;

“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” ICo 12:4;11


Vemos aqui uma lista com os nove dons do Espírito, eu sempre compreendi a utilidade deles, porem um eu não entendia muito bem para que servia, agora porem compreendo, falo do dom da fé, juntando a passagem de ICoríntios12 com a de Mateus17 entendo que o que faltou aos discípulos foi a fé necessária para crer que o demônio sairia pelo nome de Jesus, essa mesma fé que faltou aos exorcistas de Atos 19, ambos usaram o nome de Jesus porem sem a fé necessária para que o nome tivesse poder. Com base nos textos bíblicos que analisamos entendo que a fé é um dom do Espírito Santo e segundo o texto de ICoríntios12 vemos que os dons são repartidos pelo próprio Espírito, também vemos que nem todos os cristãos possuem os mesmos dons, sendo que a fé é um dos nove dons podemos concluir que expulsar demônios é um dom e não são todos que conseguem expulsar porque nem todos tem esse dom/fé necessária para tal.

Voltando para a passagem de Mateus onde Jesus disse que aquela casta de demônios não sairia senão com oração e jejum, Jesus não quer dizer que é a oração e o jejum que tiram o demônio, pois bem sabemos que é o nome de Jesus que faz isso,mais também sabemos que não é só o nome, o nome tem que ser usado com a fé necessária, Jesus está nos ensinando que para termos o dom da fé ou qualquer outro dom do Espírito Santo e mantermos esse dom em plena atividade devemos estar sempre orando e jejuando, porque vemos que os discípulos em alguns textos expulsaram demônios porem nesse caso não puderam, isso se deu pelo fato de eles terem recebido de Jesus o dom da fé, mas eles durante o ministério terreno de Jesus não jejuavam então sua fé foi diminuindo, pois bem sabemos que o jejum nos aproxima de Deus, veja o texto que comprova que eles não jejuavam;


“Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.” Mt 9:14;15

Vemos claramente que durante o período do ministério terreno de Jesus os discípulos não jejuavam, mais somente nesse período depois da ascensão de Jesus glorificado os discípulos jejuavam constantemente, e o próprio Jesus disse que eles jejuariam quando lhes fosse tirado o noivo. O jejum nos aproxima de Deus a oração no põe em comunhão com Ele, se praticarmos esses dois atos estaremos sempre cheios de fé e do Espírito Santo não só para expulsarmos demônios mais também para operarmos todos o sinais e maravilhas que Jesus disse que operaríamos.

Vemos que da mesma maneira que pregar é um dom concedido pelo Espírito Santo, como também curas é um dom, expulsar demônios é um dom, claro que como com qualquer outro dom não há uma restrição para buscarmos os dons podemos e devemos procurar os melhores dons, as escrituras nos orientam a procurar os melhores dons;

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”ICo 12:31


Então temos a recomendação do apostolo Paulo de procurarmos os melhores dons, mas devemos lembrar que os dons são para a edificação da igreja.

Espero aqui nesse estudo ter sido útil aos irmãos, e oriento que busquem os dons espirituais, orem, jejuem e tenho certeza que Jesus tem dons maravilhosos para nos dar para que sua igreja seja edificada.

Que Deus em Cristo Jesus vos abençoe.
  Fonte: Apologista de Cristo. Na fé Letícia Ferreira.

 

3 comentários:

  1. olá,boa tarde,eu tenho uma duvida,então minha colega ela é espirita e quis baixar um santo lá e ela baixou pediu pra todos os meus colegas se apresentarem inclusive eu,tá ai a gente andando ele ela sei lá me viu descalça e quis ficar descalço também só que o meu colega estava falando que não era pra tirar pq tava quente e mãe do tal "cavalo" iria dar bronca nela e ela tirou pediu pra eu calçar ai o meu colega pediu pra ela calçar de novo e explicou o motivo e ele ela falou comigo pq que eu não avisei e eu fiquei quieta ai a gente foi andando normal pra casa e quando tava perto de casa ele pediu pra gente se despedir dele ai ele pediu pra os meus colegas fecharem os olhos e abrir a mão e deu um tapa nas costas e eu tentei fugir pq eu achei que poderia ser algo ruim ai ele falou que era pra eu ficar ai quando chegou na minha vez ele fez a mesma coisa só que como eu tava achando que aquilo era do mal eu fiquei nervosa ai ele colocou a mão no meu coração e falou se eu tava com medo e fez a mesma coisa e depois me perguntou se eu tava pertubada emocionalmente,no coração,na saúde ou algo do tipo e eu falei que não ai ela dentro dela falou que não era pra eu estar passando a situação que estou passando sendo que ele não falou o que era e eu fiquei com isso na cabeça e eu fui pela minha rua normal pra casa e eles me acompanharam pq as veses eles vem na minha casa pedir agua e pediu e ele saiu dela na minha casa e bem antes há umas 3 semanas mais ou menos com esse colega nosso que estava com ela o espirito que tava nele também saiu na frente da minha casa e quando eles vem pra minha rua eles falam que sente negatividade por aqui eu sou da igreja mas depois daquela despedida lá eu fiquei com dor de cabeça e fiquei meio abatida por não ter expulsado nenhum desses dois e estou com medo achando que algo entrou em mim não sei Deus me livre mais eu querias que vcs me respondessem isso o mais rapido possivel e se há alguma coisa na frente da minha casa que ela é nos fundos e tem um corredor é meio que uma vila e do lado do corredor tem duas casas e na casa da frente foi onde o do meu colega saiu e a da minha colega foi dentro da primeira casa dentro da minha no corredor só que tem uma casa do lado então voltando será que minha casa tem algo que faz esses espiritos sairem e essa dor de cabeça foi algo ou não e como que eu devo expulsar esses espiritos e a mensagem que ele me falou tem algo a ver com minha vida mesmo ou foi mentira? me ajudem estou com medo de estar com algo no corpo,mas tambem não to pois falo com Deus sempre leio a biblia faço jejum louvo a ele só que quando é pra expulsar eu fico quieta e não faço nada me ajudem por favor o quanto mais rapido melhor :-/

    ResponderExcluir
  2. Deixa Deus te usar e não tenha Medo de Expulsa-los, esses demonios não tem e não teram poder na sua vida, mas creia e tenha Fé que pode expulsa-los pelo Poder que há no Nome do Senhor Jesus Cristo.
    Não tenha Medo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...