quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Levanta-te... Descer ou subir???


Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. (Jonas 1:2)

A palavra de Deus no relata no livro do profeta Jonas sobre a compaixão de Deus para com o povo da cidade de Nínive... Pois o povo de Nínive estava em completa escuridão, seus pecados eram tão terríveis que chegava a cheirar mal diante de Deus!
Quando o próprio Deus chama Jonas dizendo: “Levanta-te”, só levanta quem está sentando ou deitado...
Jonas era profeta em Israel e estava desanimado e encontrava-se prostrado diante dos acontecimentos visto em Israel. A etimologia da palavra Jonas é "pombo" e vem do hebraico Yonah.

A cidade de Nínive era a capital do Império Assírio e, naquele tempo, seus exércitos ameaçavam Israel. Os guerreiros assírios eram considerados os mais sanguinários e brutais e gostavam de inventar novas formas de torturar os prisioneiros. Frequentemente arrancavam a pele das pessoas ou as erguiam no ar espetado no peito por uma grande lança. Talvez, pelo fato de conhecer a crueldade dos assírios, Jonas tenha relutado, pois seu próprio povo já tinha sofrido muito nas mãos deles.

Jonas fez o que muitos homens fizeram, discordando do chamado de Deus. "Deus deve estar brincando comigo! Eu quero é mais que Nínive seja mesmo destruída!" Assim, Jonas tentou fugir de Deus! Observe que ele desceu até a cidade portuária de Jope, para dali fugir para Társis — o destino mais remoto para onde ele poderia ir. É interessante observar quantas vezes encontramos na Bíblia à expressão que "alguém desceu para algum lugar" — quando está vivendo fora da vontade de Deus. Como por exemplo: "Descer ao Egito" é mencionado diversas vezes, pois o Egito é uma figura do mundo. Sansão desceu a Timna, etc. Os homens fogem de Deus por diversas razões: medo, fama, fortuna, fraqueza e, algumas vezes, por pura tolice — mas nunca fé!

Não deixe que os seus sentimentos pessoais interfiram na vontade de Deus!!!!

Por causa da desobediência a Deus Jonas foi parar no ventre de um peixe por 3 dias e 3 noites e a palavra de Deus nos diz que ele chegou às profundezas dos mares, a morte espiritual. E no fundo do abismo ele se lembrou do Senhor e orou ao Senhor. Se Jonas tivesse obedecido a Deus na primeira vez que ele o enviou a Nínive, Ele não precisaria ter passado por todo esse sofrimento! Desobediência traz maldição... No primeiro texto, Jonas tenta fugir de Deus e de Sua ordem; no segundo ele obedece, sem nem sequer reclamar. Parece que o sofrimento lhe fez muito bem...

Encontramos no  Novo testamento a palavra LEVANTA-TE quando Pedro em Atos dos apóstolos 3.1-3, libera a palavra para um coxo mendigo que pedia esmolas à porta do templo. Pedro disse: Eu não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho te dou... LEVANTA-TE E ANDA em nome de Jesus!! Você pode reparar que a palavra era LEVANTA-TE.  Deus só pode agir quando você se colocar na posição para obedecer as suas vontades... Então eu pergunto: “Levantar... para descer ou para subir??? Isso só depende de você!!! A escolha é sua! Porque além de levantar aquele mendigo saltou...Louvado seja Deus!!!

Jesus também disse no Evangelho de Marcos 3.3, LEVANTA-TE e vem para o meio a um homem da mão ressequida. É preciso deixar de ser acomodado.  Jesus disse: LEVANTA-TE. Comece a caminhar e serás abençoado.
Muitas vezes estamos sentados esperando que as coisas aconteçam.

Se você se levantar para subir, ou melhor, para fazer a vontade de Deus,  creio eu que todas as áreas da sua vida já estarão  de pé e em movimento em nome de Jesus...

Cumpra o seu chamado... Não fuja da presença de Deus!!! Essa mensagem será ministrada amanhã dia 28/02/13. Na igreja Batista Mundial do Bairro Ouro Minas, rua Nossa Senhora de Guadalupe, nº640. Na fé Letícia Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...